Entrou em funcionamento em 2008/2009. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 ECTS (4 anos).
A nanotecnologia e a nanociência são áreas científicas recentes e que têm como principal objectivo a capacidade de se conseguir controlar e manipular a matéria à escala nanométrica, que geralmente se situa entre 1 e 100 nm (1 nm = 10-9 m). A esta nova “dimensão” a matéria apresenta propriedades completamente diferentes o que irá possibilitar a compreensão de novos fenómenos assim como criar novas funcionalidades que poderão ser utilizadas em aplicações completamente disruptivas. Em termos resumidos podemos dizer que as nanotecnologias e nanociências actuam essencialmente nas áreas da: nanoelectrónica, nanobiotecnologia e nanomateriais.
O doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências da FCT-UNL tem como principal objectivo capacitar os alunos das ferramentas necessárias nas áreas das Nanotecnologias e Nanociências e suas aplicações. Tal é assegurado pelo corpo docente responsável por este plano doutoral assim como através dos laboratórios de investigação que suportam toda a investigação de excelência, reconhecida internacionalmente nesta área.
Este doutoramento pretende satisfazer uma necessidade crítica do mercado, em termos de profissionais de engenharia e investigadores especializados, numa área de amplo reconhecimento mundial, considerada fulcral para o desenvolvimento sustentado da indústria baseada no conhecimento e em inovação disruptiva.
Para mais informação sobre as áreas de investigação em curso no Departamento de Ciência dos Materiais, enquadradas neste plano doutoral, podem ser encontradas em:
Adicionalmente, são objectivos deste ciclo de estudos:
Promover a ligação da Educação à Investigação de qualidade, típico das chamadas Escolas de Estudos Graduados.
Fornecer uma formação sólida e multidisciplinar, na área das Nanotecnologias e suas aplicações que vão desde as Ciências da Vida, Tecnologias da Informação e Comunicação e Energia/Ambiente.
Formar Investigadores com competências científicas multidisciplinares e formação específica na área do empreendedorismo, capazes de se integrarem em actividades disruptivas do saber e inovadoras ou de per si, promoverem a criação de pequenas e médias empresas baseadas no conhecimento.
São objectivos do Doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências, para além dos objectivos definidos para o Curso de Pós-graduação de 3º Ciclo em Nanotecnologias e Nanociências: contribuir para a produção de conhecimento científico em Nanotecnologias e Nanociências, em colaboração com outras unidades científicas internas ou externas à Universidade Nova de Lisboa, como são os casos das Unidades científicas das Universidades do Minho e Aveiro que integram o Laboratório Associado I3N, Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação.
Para além do objectivo principal, anteriormente mencionado, o doutoramento agora proposto pretende responder à necessidade de se terem doutorados com formação abrangente multidisciplinar, capazes de actuarem nas vertentes de transformação, funcionalização e concepção de novos materiais e sua integração em sistemas e dispositivos, para além de promoverem a implementação de novas técnicas de processamento de materiais, à macro e nano escalas, relevantes para a engenharia.
Neste contexto, são objectivos centrais do 3.º Ciclo de Estudos conducente ao grau de Doutor em Nanotecnologias e Nanociências garantir que um titular deste grau seja dotado das seguintes capacidades:
Os doutorados nesta área terão uma formação adequada (competências científicas e técnicas) para prosseguimento de trabalhos de investigação ou de investigação e desenvolvimento em instituições públicas e privadas ou gerarem as suas próprias empresas e actuarem como promotores e decisores de tecnologias e processos nas áreas disruptivas onde as Micro e Nano-tecnologias são determinantes, tais como: Biotecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Os mercados emergentes associados à Micro e Nanotecnologias onde os processos de integração de materiais e dispositivos são cruciais, de onde se destacam:
Ciências da Vida;
Tecnologias da Informação e Comunicação;
Energia, Transportes, Ambiente e Energias renováveis.
Misto (diurno e/ou tutorial)
Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL – candidatura on-line.
Estudantes nacionais: 2.750€
Estudantes internacionais: 2.750€
1ª Fase: 24 de abril a 17 de julho
2ª Fase: 26 de agosto a 30 de setembro
Vagas: 20
O candidato deverá respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:
a. Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal, ou o grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades curriculares igual ou superior a 240, obtido em instituição nacional ou estrangeira em área reconhecida como apropriada pela Comissão Científica do Programa. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de catorze valores nestes ciclos de estudos (ou C na escala de ECTS).
b. Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT-UNL como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c. Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT-UNL como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) das condições anteriores:
a. Será baseado em pareceres emitidos por dois professores ou investigadores doutorados, considerados especialistas no domínio científico da candidatura e nomeados pela Comissão Científica do programa de doutoramento correspondente;
b. Não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.
Os candidatos serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios:
Prof. Pedro Barquinha - pdnn.coordenador@fct.unl.pt / pmcb@fct.unl.pt