Faculdade

Investigação

Centros de Investigação

CENIMAT/I3N é um centro de investigação científica nacional, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Este centro é avaliado desde 1996 por um painel de peritos internacionais na área da Ciência e Engenharia dos Materiais, tendo obtido a classificação máxima: EXCELENTE.Tal classificação resulta da elevada qualidade científica e técnica da actividade realizada pelos seus investigadores, fruto, quer dos trabalhos científicos que produzem, quer do elevado número de projectos científicos e tecnológicos que coordenam. Foi mesmo referido pelo painel que o CENIMAT é “um modelo de excelência a nível Nacional na área da Ciência e Engenharia dos Materiais”. Desde 2006 que integra o Laboratório Associado Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N). 

Também associado ao DCM encontra-se ainda o Centro de Excelência de Microelectrónica e Optoelectrónica de Processos (CEMOP), laboratório de referência na área dos filmes finos e nanotecnologias e suas aplicações (materiais e dispositivos).



O CEMOP é um Centro Tecnológico ligado ao Departamento de Ciência dos Materiais através do sector de Materiais Semicondutores. O Centro está vocacionado para a investigação e desenvolvimento tecnológico nas áreas da Microelectrónica, Optoelectrónica e tecnologias afins, com alta capacidade de adaptação às novas tecnologias.


O CEMOP tem vido a participar em vários projectos de investigação Nacionais e Internacionais, contando actualmente com sete projectos, três dos quais de índole industrial e outros três em redes de mobilidade.

Em termos de I&D o CEMOP encontra-se equipado com a uma câmara limpa e tecnologias de processos e caracterização que permitem apoiar formação avançada e desenvolvimento de protótipos em :

  • tecnologia de películas finas;
  • tecnologias de dispositivos da microelectrónica e optoelectrónica (sensores ópticos, de imagem e de gases, células solares, circuitos, integrados, etc.);
  • concepção e produção de novos materiais e dispositivos;
  • revestimentos tribológicos para aplicações industriais;
  • caracterização eléctrica e óptica.