Faculdade

Eventos

Palestras inseridas no tema "Medicina Dentária versus Materiais"

 

Medicina Dentária versus Materiais

Anfiteatro do CENIMAT, 18/07/2012, das 15h às 17h

 

PROGRAMA

15h00

Endodontia - Princípios, Materiais Utilizados e Seus Principais Desafios.

Sancho Vilaverde Correia. Médico-dentista Doutorado em Dentisteria pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Apresentação sucinta dos princípios básicos de um tratamento endodôntico não-cirúrgico. Serão apresentados os principais instrumentos utilizados para realizar uma desvitalização, focando-se a atenção nos materiais que mais frequentemente os constituem: Aços Inoxidáveis e ligas Ni-Ti. Ambos os materiais têm vantagens e desvantagens que serão apresentadas do ponto de vista do clínico.

15h30

Caracterização estrutural por difracçãode raios X in situ de limas endodônticas.

Francisco M. Braz Fernandes (CENIMAT, DCM, FCT/UNL), Sancho V. Correia (Colaborador CENIMAT).

A identificação das alterações estruturais induzidas por acção térmica e/ou mecânica é fundamental para a interpretação do comportamento em serviço de limas endodônticas. Alguns resultados de estudos por difracção de raios X e por calorimetria diferencial (DSC) serão apresentados, permitindo uma melhor compreensão do comportamento em serviço em condições de rotação / flexão de limas endodônticas.

16h00

Fios e "brackets" utilizados na clínica ortodôntica.

Rafaella Magalhães. Médica-dentista. Especialista e Mestre em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Prática-clínica exclusiva em Ortodontia na Clínica Spa da boca.

A avaliação do comportamento clínico e laboratorial dos novos materiais ortodônticos é fundamental para que sejam constatados os verdadeiros benefícios destas novas tecnologias em relação aos objetivos finais de um tratamento ortodôntico. Esta apresentação pretende mostrar algumas bases da filosofia ortodôntica correlacionando-as com o resultado da utilização de novas técnicas e materiais ortodônticos.

16h30

Materiais cerâmicos para restauro dentário. Roque S. Soares, Regina C.C. Monteiro, Maria Margarida A. Lima, Rui J.C. Silva, João Pedro B. Veiga. CENIMAT, DCM, FCT/UNL.

Nos últimos anos, têm vindo a ser desenvolvidos vários materiais cerâmicos com excelentes propriedades mecânicas, químicas e estéticas, com vista à substituição das tradicionais restaurações metalo-cerâmicas. Alguns desses materiais são os vidros cerâmicos baseados no sistema Li2O − SiO2. Neste estudo produziram-se vidros cerâmicos baseados no sistema Li2O − SiO2 pela via da tecnologia de pós com vista à sinterização e cristalização dos vidros percursores. Durante as diferentes etapas do procedimento experimental foram feitos ensaios de análise térmica diferencial (DTA), difracção de raios-X (DRX) e microscopia electrónica de varrimento (SEM). Os vidros cerâmicos desenvolvidos foram ainda caracterizados em termos das suas propriedades mecânicas e químicas. Os resultados demonstraram a possibilidade de obter um vidro cerâmico com propriedades satisfatórias para aplicação em restauração dentária.