21-05-2021
Criada em parceria com a Dra. Elvira Fortunato, no âmbito do Dream Gap, a iniciativa irá oferecer, a uma estudante matriculada no 12o ano de escolaridade, em Portugal, uma bolsa de estudo, no valor de 3.000€, para ingressar em qualquer curso de Ciências e/ou Tecnologias da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
A Barbie, considerada a melhor marca de brinquedos de 2020 pela NPD Group, juntou-se à Professora Elvira Fortunato, cientista, investigadora e professora catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT), para lançar o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie”. Criado no âmbito do Dream Gap, iniciativa global que procura combater a desigualdade e influenciar positivamente as mulheres de amanhã, o projeto dá a oportunidade, a uma estudante do Ensino Secundário, de receber uma Bolsa de Estudo, no valor de 3.000€, para ingressar em qualquer curso de Ciências e/ou Tecnologias da FCT.
Regulamento: https://www.barbiemeninasnaciencia.pt/assets/files/Regulamento-Barbie-UNova.pdf
A Barbie, no seu papel como confidente de várias gerações de raparigas, identificou a existência de um período crítico, entre as idades dos 5 aos 7 anos, no qual as meninas começam a acreditar que são menos inteligentes e capacitadas do que os meninos, perdendo assim a confiança nas suas competências. Para o combater lançou o "Dream Gap Project" cujo objetivo passa por fornecer às meninas os recursos e o apoio de que precisam para continuarem a acreditar que podem ser tudo o que se propuserem a ser.
O programa “Meninas na Ciência powered by Barbie” nasce, precisamente, para contribuir para a extinção desse gap, valorizando as mulheres do passado e do presente que continuam a brilhar no ramo científico e inspirar as raparigas a serem tudo aquilo que quiserem.
Para participar no concurso, as alunas que frequentarem o 12a ano de escolaridade, em Portugal, terão de desenvolver um projeto de inovação e criatividade que as ajude a responder à questão “De que forma poderias mudar o mundo através da Ciência?”, que deverá ser enviado para um email criado para o efeito, até dia 30 de junho. Todas as candidaturas serão, posteriormente, analisadas por um painel de jurados de excelência, composto pela Dra. Elvira Fortunato, pela Dra. Sara Marçal, Manager Market Developer da Mattel, e por Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, que ficará responsável pela seleção de 10 finalistas. No dia 5 de julho, as alunas serão convidadas a apresentar a sua ideia ao júri, que as avaliará mediante a criatividade e exequibilidade da proposta, e no dia 20 de setembro será anunciada a grande vencedora.
Atualmente, o papel da mulher na Ciência tem voz, com o reconhecimento de personalidades admiráveis que prestaram, e continuam a prestar, contributos imprescindíveis na área científica. No entanto, nem sempre foi assim. Ao longo de toda a nossa história – de Portugal e do resto do mundo - o papel das mulheres na Ciência foi desvalorizado e colocado em segundo plano quando comparado com o papel dos homens.
“Muito embora já exista uma paridade entre homens e mulheres na área da investigação científica, quando falamos de cargos de topo verificamos ainda alguma descriminação. As melhores oportunidades científicas continuam a ser oferecidas, maioritariamente, a indivíduos do sexo masculino”, afirma Dra. Elvira Fortunato.
Em 2021, a Barbie continua assim a materializar a sua promessa de marca, contribuindo para o favorecimento da igualdade real e efetiva entre as crianças.
“A verdade é que, ao apoiarmos estas jovens adultas que sonham com uma carreira profissional no mundo da ciência, estamos também a inspirar toda uma geração de meninas a acreditar nas suas competências e a explorar ao máximo o seu potencial”, declara Celine Ricaud Soto, Head of Marketing & Digital para Mattel Espanha e Portugal.
Até aos dias de hoje, mais de 200 profissões foram criadas no mundo da Barbie para incentivar crianças de todas as idades e em todo o mundo a imaginarem sem limites. Agora, com o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie”, a icónica boneca decidiu destacar o papel da mulher na área cieníifica, na esperança de encontrar e apoiar as cientistas de amanhã.
Mais sobre o Dream Gap:
A Barbie identificou a existência de um período crítico, o Dream Gap, entre as idades dos 5 aos 7 anos, no qual as raparigas começam a acreditar que são menos do que os rapazes, a duvidar da sua inteligência e a perder, consequentemente, a confiança nas suas competências. Para o extinguir lançou o "Dream Gap Project", uma iniciativa global de longo prazo, cujo objetivo passa por fornecer às meninas os recursos e o apoio de que precisam para continuarem a acreditar que podem ser tudo o que se propuserem a ser. Diversas pesquisas mostram que as crianças começam muito cedo a desenvolver estereótipos culturais que sugerem que as mulheres são menos capacitadas do que os homens. Inclusivamente, os estereótipos são frequentemente sustentados pelos media e por adultos que, de forma subtil, acabam por reforçá-los. É preocupante, na medida em que a limitação a que é exposta a figura da mulher pode acabar por afetar a sua trajetória futura e desencoraja-la a seguir carreiras de prestígio.
Mais sobre a Dra. Elvira Fortunato:
Dra. Elvira Fortunato é uma cientista, investigadora e professora catedrática portuguesa. É pioneira na eletrónica do papel, sendo considerada a "mãe" do transistor de papel. Nascida em 1964, licenciou-se em Engenharia de Materiais, pela Universidade Nova de Lisboa, onde atualmente exerce a sua carreira como professora. Em 2016, recebeu a Medalha Blaise Pascal e, um ano mais tarde, tornou-se vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa. Ainda em 2017, ganhou a medalha Czochralski (ciência dos materiais) concedida pela Academia das Ciências da Polónia em conjunto com a E-MRS (European Materials Research Society). Em 2019, ganhou pela quinta vez o prémio “As Mulheres Mais Influentes de Portugal”, uma iniciativa da revista online “Executiva” e, no ano seguinte, o prémio europeu "Horizon Impact Award 2020" devido ao seu projeto "Invisible" em eletrónica transparente.
Recentemente, ganhou o WFEO GREE Award Women 2020, o maior prémio internacional de Engenharia, e ainda o prémio Pessoa 2020.
Mais sobre a Mattel:
A Mattel é uma empresa global líder em entretenimento infantil, especializada no design e produção de brinquedos e produtos de consumo de qualidade. Criadora de produtos e experiências inovadoras, que inspiram, entretêm e promovem o desenvolvimento das crianças enquanto brincam, envolvem os consumidores através de um portfólio extenso de franquias icónicas, incluindo a Barbie®, Hot Wheels®, American Girl®, Fisher-Price®, Thomas & Friends® e Mega®, além de outras marcas populares que possuem ou licenciam em parceria com empresas globais de entertenimento. A sua oferta inclui não só brinquedos mas também conteúdos de cinema e televisão, jogos, música e eventos ao vivo. Opera em 40 locais e vende os seus produtos em mais de 150 países, em colaboração com as principais empresas de varejo e tecnologia do mundo. Desde a sua fundação, em 1945, a Mattel orgulha-se de ser um parceiro de confiança na exploração das inúmeras maravilhas da infância e de capacitar as crianças a atingir o seu potencial máximo. Visite a Mattel online em www.mattel.com.
MAT-BAR
©2021 Mattel. Todos os direitos reservados.
Na imprensa: