13-07-2021
O Laboratório Associado i3N é notícia na Nature Custom Research Media, com dois artigos, relacionados com a Infraestrutura de Ciência e Tecnologia "Innovative Portuguese research centre offers material benefits" e a investigação que se realiza "Roll up for a post-silicon future".
Sendo um Laboratório Associado Oficial, o i3N é uma parceria entre o Pólo de Lisboa, Centro de Investigação de Materiais, CENIMAT, da Universidade NOVA de Lisboa e o Pólo de Aveiro, Física de Semicondutores, Optoeletrónica e Sistemas Desordenados, FSCOSD, da Universidade de Aveiro. A cientista Elvira Fortunato dirige o instituto desde 1998. Em 2008, ela liderou uma equipe que desenvolveu o primeiro transístor de papel do mundo: uma alternativa flexível, ecológica e de baixo custo ao silício.
Como refere o Professor Rodrigo Martins, Professor Catedrático da FCT/Nova, Cientista dos Materiais e Membro do i3N: “Achamos que podemos explorar materiais como óxidos de metal para substituir o silício, o que teria muitas vantagens”.
O Professor João Veloso da Universidade de Aveiro, está a desenvolver nanopartículas funcionalizadas que podem atuar simultaneamente como rótulo e um medicamento: "Essa nanopartícula vai se fixar no local que desejamos tratar. E é possível ver o processo de tratamento e observar ao mesmo tempo o impacto do tratamento". Conseguiram desenvolver um PET de com tecnologia super-resolução (tecnologia easyPET) capaz de avaliar com eficiência o efeito dessas nanopartículas no sujeito.
Tendo com um dos objetivos desenvolver relacionamentos mais fortes com a sociedade para promover a consciência pública, o envolvimento e a compreensão de materiais avançados e ciência em nanoescala, Professora Elvira Fortunato afirma que "Estamos tentando melhorar o mundo” e que ao utilizar novos materiais para enfrentar o desafio de viver com mais conforto e respeito ao meio ambiente irá trazer produtos sustentáveis para moldar o futuro.