Emanuel Carlos recebeu da NOVA School of Science and Technology o seu doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências em 2021. Tem vindo a trabalhar em electrónica de óxido de metal baseada em soluções desde 2015, concentrando-se em materiais e tecnologias sustentáveis. Actualmente, é investigador de pós-doutoramento no CENIMAT|i3N da Escola de Ciência e Tecnologia NOVA (FCT-NOVA). Tem participado em projectos de investigação nacionais (Neuroxide, IDS Paper) e internacionais (i-Flexis, 1D-NEON, SuperSmart, Digismart, FOXES) na área, com academia e indústria. Publicou mais de 16 artigos revistos por pares (h-index=12, 653 citações) em revistas de alto impacto e 2 capítulos de livros nesta área. Ganhou vários prémios em conferências de prestígio, um projecto nacional (Supreme-IT) como Co-PI, o 1º prémio no Desafio Fraunhofer Portugal com base na sua tese de doutoramento, e o apelo individual ao estímulo do emprego científico (PECO - 4ª Edição) para uma posição de investigador júnior.
A sua investigação tem como objectivo investigar filmes finos de óxido metálico baseados em soluções para diversos dispositivos electrónicos tais como transístores, memristores, e díodos.
Os seus interesses actuais de investigação incluem o desenvolvimento de materiais de óxido metálico impresso; incluindo óxidos dieléctricos, semi-condutores e condutores, utilizando processos de baixa temperatura para produzir electrónica sustentável e permitir a sua produção em grande escala.